FRASES DE AUTORES CITADOS NA EDUCAÇÃO
FRASES DE AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM COM A EDUCAÇÃO
Livro: ALFABETIZAÇÃO: Um desafio novo para um novo tempo.
Autora: ISELDA TEREZINHA SAUSEN FEIL
Os métodos Tradicionais estão totalmente desintegrados do meio social, suas finalidades, suas regras, suas prioridades, são diferentes das necessidades reais da criança. Sua proposta defasada, e com isto, torna-se impotente para facilitar ou permitir que a criança seja ela mesma, que cresça que pense. Pág. 29.
A criança é barrada em sua criatividade, pois é
obrigada a trilhar caminhos pré-concebidos. Se a criança não der a resposta
esperada é sempre ela o problema, nunca a metodologia. Pág. 29.
LIVRO: TEORIAS
PSICOGENÉTICAS EM DISCUSSÃO.
AUTORES:
YVES DE
LA TAILLE (Piaget).
MARTA
KOHL DE OLIVEIRA (Vygotsky)
HELOYSA
DANTAS (Wallon).
Para Piaget,
o homem normal não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos
de idade, e, por conseguinte, sua individualidade não pode ser da mesma
qualidade nesses dois diferentes níveis.Pág.12.
É
interessante notar uma peculiaridade da teoria de Piaget no que se refere às
influências da interação social no desenvolvimento cognitivo. Em geral, quando
se pensa em tais influencias, aborda-se a questão da cultura: determinadas
ideologias, religião, classes sociais, sistema econômico, presença ou ausência de
escolarização, características de linguagem, riqueza ou pobreza do meio etc.
Pág. 21.
A
linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto
de conhecimento, tem, para Vygotsky, duas funções básicas: a de intercâmbio social
e a de pensamento generalizante. Isto é, além de servir ao propósito de
comunicação entre indivíduos, a linguagem simplificada e generalizada a experiência,
ordenando as instâncias do mundo real em categorias conceituais cujo
significado é compartilhado pelos usuários dessa linguagem. Ao utilizar a linguagem
para nomear determinado objeto estamos, na verdade, classificando esse objeto
numa categoria, numa classe de objetos que têm em comum certos atributos. A
utilização da linguagem favorece, assim, processos de abstração e
generalização. Pág.27.
LIVRO: PEDAGOGIA
DA AUTONOMIA. Saberes necessários à Pratica Educativa.
AUTOR: PAULO
FREIRE
Ensinar
não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um
sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não
há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das
diferenças que os notam, não se reduzem à condição de objeto um do outro. Quem
ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Pág. 25.
Saber
ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua
própria produção ou a sua construção. Pág. 47.
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