FRASES DE AUTORES CITADOS NA EDUCAÇÃO

FRASES DE AUTORES QUE CONTRIBUÍRAM COM A EDUCAÇÃO



Livro: ALFABETIZAÇÃO: Um desafio novo para um novo tempo.

Autora: ISELDA TEREZINHA SAUSEN FEIL

Os métodos Tradicionais estão totalmente desintegrados do meio social, suas finalidades, suas regras, suas prioridades, são diferentes das necessidades reais da criança.  Sua proposta defasada, e com isto, torna-se impotente para facilitar ou permitir que a criança seja ela mesma, que cresça que pense. Pág. 29.

A criança é barrada em sua criatividade, pois é obrigada a trilhar caminhos pré-concebidos. Se a criança não der a resposta esperada é sempre ela o problema, nunca a metodologia. Pág. 29.

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LIVRO: TEORIAS PSICOGENÉTICAS EM DISCUSSÃO.

AUTORES:

YVES DE LA TAILLE (Piaget).

MARTA KOHL DE OLIVEIRA (Vygotsky)

HELOYSA DANTAS (Wallon).

 

Para Piaget, o homem normal não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos de idade, e, por conseguinte, sua individualidade não pode ser da mesma qualidade nesses dois diferentes níveis.Pág.12.

 

É interessante notar uma peculiaridade da teoria de Piaget no que se refere às influências da interação social no desenvolvimento cognitivo. Em geral, quando se pensa em tais influencias, aborda-se a questão da cultura: determinadas ideologias, religião, classes sociais, sistema econômico, presença ou ausência de escolarização, características de linguagem, riqueza ou pobreza do meio etc. Pág. 21.

 

A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem, para Vygotsky, duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante. Isto é, além de servir ao propósito de comunicação entre indivíduos, a linguagem simplificada e generalizada a experiência, ordenando as instâncias do mundo real em categorias conceituais cujo significado é compartilhado pelos usuários dessa linguagem. Ao utilizar a linguagem para nomear determinado objeto estamos, na verdade, classificando esse objeto numa categoria, numa classe de objetos que têm em comum certos atributos. A utilização da linguagem favorece, assim, processos de abstração e generalização. Pág.27.

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LIVRO: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. Saberes necessários à Pratica Educativa.

AUTOR: PAULO FREIRE

Ensinar não é transferir conhecimentos, conteúdos, nem formar é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há docência sem discência, as duas se explicam e seus sujeitos, apesar das diferenças que os notam, não se reduzem à condição de objeto um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Pág. 25.

 

Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Pág. 47.


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