PEDAGOGIA DO OPRIMIDO


PEDAGOGIA DO OPRIMIDO

Um livro que mudou minha vida foi escrito por Paulo Freire, considerado um dos maiores intelectuais do Brasil no século XX.

Paulo Freire, pernambucano e pedagogo, destacou-se por sua preocupação com a educação dos trabalhadores brasileiros. Reconhecido mundialmente por seu método de alfabetização, desenvolveu uma abordagem educacional para adultos baseada em seu cotidiano. Sua intenção sempre foi libertar e humanizar as pessoas, tornando-as críticas de si mesmas e do mundo ao seu redor.

Perseguido e preso pelo regime ditatorial entre 1964 e 1985 por tentar despertar a criticidade dos trabalhadores mais pobres, exilou-se no Chile por cinco anos, durante os quais escreveu "Pedagogia do Oprimido".

"Pedagogia do Oprimido" expõe a realidade da sociedade brasileira e apresenta uma pedagogia libertadora. Freire discute o medo que as pessoas têm de pensar na possibilidade de lutar por seus próprios direitos.

Ele via a desumanização social como uma violência diária perpetrada pelos opressores e acreditava que o oprimido poderia se tornar um opressor no futuro ou se conformar com sua condição, acreditando que servir ao outro era seu dever, o que Freire considerava uma desumanização.

O comportamento opressor muitas vezes é confundido com generosidade. Freire ilustra isso com exemplos, como a patroa que, apesar de não registrar a empregada doméstica e pagá-la pouco, realiza gestos pontuais de bondade, ou o empresário que mantém seus funcionários como escravos, mas promove eventos "generosos" no final do ano.

Freire destaca a falta de coragem como uma forma de opressão. Ele acreditava que a libertação exigia enfrentar o medo e quebrar o egoísmo da falsa generosidade dos opressores.

Propôs uma educação que valorizasse o aluno, criticando a "educação bancária", na qual o professor se coloca como detentor do conhecimento e o aluno como receptáculo passivo.

Freire também aborda a opressão nos lares, argumentando que as relações autoritárias entre pais e filhos podem levar ao medo sendo confundido com respeito, afetando o desenvolvimento das crianças.

Seu livro apresenta situações reais vivenciadas diariamente e ressalta a importância de uma educação libertadora e crítica para a emancipação das pessoas.

Paulo Freire continua relevante hoje como ontem, e seu legado perdurará sempre.

Para conhecer mais sobre essa maravilhosa obra, sugiro que a leitura deste livro. 

Clique na imagem abaixo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MÃO E A LUVA

RESUMO DO LIVRO LUCÍOLA