DECROLY
Decroly, nasceu em 23 de julho de 1871 e
formou-se médico, psicólogo, professor e pedagogo na Bélgica. Ficou conhecido
pelo seu método de educação “Centros de Interesse” e é considerado pioneiro da
psicologia experimental.
Decroly foi incentivado pelos pais a seguir
carreira na área da educação, mas sua maior paixão na época era música, dança e
principalmente ciências naturais.
Ele se dedicou cada vez mais às suas pesquisas
enquanto trabalhava como assistente na Universidade de Grand durante seus anos
de medicina, antes de se direcionar para a disciplina altamente experimental de
anatomia patológica.
Entre 1896-1897, Decroly obteve uma bolsa na
Universidade de Berlim e na Salpêtrière em Paris, onde se dedicou ainda mais a
comprovar a conexão entre fenômenos biológicos e mentais, as "bases
biopsíquicas", dos comportamentos em geral.
Em 1898, Decroly mudou-se para Bruxelas com sua
esposa, retomando suas pesquisas na Universidade de Grand sobre doenças mentais
e anatomia patológica cerebral. Foi nesse período que começou a se interessar
mais pela parte clínica do hospital.
Nesse tempo, também iniciou seu trabalho como
assistente do serviço de Neurologia na Policlínica de Bruxelas, assumindo logo
a responsabilidade como chefe do departamento das crianças “anormais” e com
traumas de linguagem. Essa função foi desafiadora para Decroly e, ao mesmo
tempo, decisiva para sua carreira. Ele se deparou com uma realidade desumana e
a miséria das cidades circundantes, percebendo o descaso com as crianças
indefesas, que não recebiam a atenção merecida tanto social quanto pedagógica.
A escola popular não demonstrava nenhum interesse em ajudar essas crianças,
deixando-as à margem da sociedade.
Para Decroly, a escola fazia o oposto, em vez
de motivar o aluno a progredir em seu desenvolvimento, transformando a
marginalidade em oportunidades, reforçava cada vez mais a incapacidade dos
pequenos.
Ele viu a necessidade de a escola interagir
educativamente com os pais dos alunos, com o objetivo de conhecer o tipo de
convivência do meio familiar de cada criança, para saber se o ambiente familiar
favorecia ou não o progresso da recuperação da criança.
Decroly acreditava que o ambiente familiar não
deveria se assemelhar a um hospício, asilo, reformatório, prisões, entre
outros, pois lugares como esses não favoreciam em nada a cura de uma criança
doente.
Em 1914, lutou pela obrigatoriedade escolar na
Bélgica, buscando uma formação que preparasse a criança para a vida adulta como
cidadão trabalhador, obtendo o resultado apenas em 1920.
Ele iniciou os primeiros trabalhos com suas
experiências em crianças com deficiência visual, auditiva e outras. Obtendo
bons resultados, como a alfabetização de um menino surdo, em parceria com outra
professora. O método utilizado consistia em aprender uma frase a partir do que
se encontrava no cotidiano da criança, começando por figuras e formas, depois
distinguindo letras e palavras, associando o igual ao diferente e formando
frases.
Decroly valorizava muito os jogos pedagógicos, quanto
mais atrativos, mais motivadores, utilizando elementos corriqueiros do dia a
dia, como alimentos, material de higiene, entre outros, associando-os à palavra
escrita e seu significado.
Ele tinha como base da educação a ideia de que
a criança aprende tudo a partir do que ela consegue enxergar como um todo.
Decroly procurou agregar um caráter de
globalização ao processo de formação da criança, acreditando que um aprendizado
promove outro e assim sucessivamente.
Para Decroly, o professor precisava se preparar
ainda mais para ensinar qualquer coisa a partir do interesse da criança. Por
exemplo, ele propunha que o professor saísse com seus alunos para uma aula ao
ar livre sem ter um plano definido, permitindo que a criança demonstrasse seu
interesse. Se a criança se interessasse por uma formiga, por exemplo, o
professor desenvolveria a aula a partir desse interesse. Esse método pode
parecer estranho e talvez muito fácil, mas na realidade exigia que o professor
tivesse conhecimento sobre formigas para desenvolver uma aula significativa.
Decroly pensava dessa forma porque, para a
criança, nada mais interessa do que ela mesma. Mesmo uma criança que ainda não
sabe falar se expressa a partir do choro ou do riso, demonstrando suas
necessidades e emoções. Portanto, Decroly viu uma vantagem em ensinar
aproveitando a vontade própria da criança.
Ele criou os centros de interesse, formando
grupos para cada idade, pois acreditava que a criança é um pequeno explorador e
jamais devemos sufocar sua curiosidade.
Decroly resumia as necessidades principais do
ser humano em quatro palavras: alimentação, abrigo, defesa e produção.
Seu método se assemelha ao método de Maria
Montessori pela dedicação ao trabalho com crianças deficientes mentais, mas
difere ao preferir o trabalho em grupos em vez do individual.
Outra diferença é que Maria Montessori
valorizava a organização antecipada para recepcionar os alunos, enquanto
Decroly preferia elaborar suas aulas com recursos extraídos do momento com a
escola-oficina.
Embora Decroly tenha escrito mais de 400
livros, nunca publicou nenhum, pois nunca estava satisfeito e buscava sempre
melhorar.
Ele faleceu em 10 de setembro de 1932, mas seus
métodos continuam sendo utilizados na educação até os dias de hoje.
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