DECROLY

 

Decroly, nasceu em 23 de julho de 1871 e formou-se médico, psicólogo, professor e pedagogo na Bélgica. Ficou conhecido pelo seu método de educação “Centros de Interesse” e é considerado pioneiro da psicologia experimental.

Decroly foi incentivado pelos pais a seguir carreira na área da educação, mas sua maior paixão na época era música, dança e principalmente ciências naturais.

Ele se dedicou cada vez mais às suas pesquisas enquanto trabalhava como assistente na Universidade de Grand durante seus anos de medicina, antes de se direcionar para a disciplina altamente experimental de anatomia patológica.

Entre 1896-1897, Decroly obteve uma bolsa na Universidade de Berlim e na Salpêtrière em Paris, onde se dedicou ainda mais a comprovar a conexão entre fenômenos biológicos e mentais, as "bases biopsíquicas", dos comportamentos em geral.

Em 1898, Decroly mudou-se para Bruxelas com sua esposa, retomando suas pesquisas na Universidade de Grand sobre doenças mentais e anatomia patológica cerebral. Foi nesse período que começou a se interessar mais pela parte clínica do hospital.

Nesse tempo, também iniciou seu trabalho como assistente do serviço de Neurologia na Policlínica de Bruxelas, assumindo logo a responsabilidade como chefe do departamento das crianças “anormais” e com traumas de linguagem. Essa função foi desafiadora para Decroly e, ao mesmo tempo, decisiva para sua carreira. Ele se deparou com uma realidade desumana e a miséria das cidades circundantes, percebendo o descaso com as crianças indefesas, que não recebiam a atenção merecida tanto social quanto pedagógica. A escola popular não demonstrava nenhum interesse em ajudar essas crianças, deixando-as à margem da sociedade.

Para Decroly, a escola fazia o oposto, em vez de motivar o aluno a progredir em seu desenvolvimento, transformando a marginalidade em oportunidades, reforçava cada vez mais a incapacidade dos pequenos.

Ele viu a necessidade de a escola interagir educativamente com os pais dos alunos, com o objetivo de conhecer o tipo de convivência do meio familiar de cada criança, para saber se o ambiente familiar favorecia ou não o progresso da recuperação da criança.

Decroly acreditava que o ambiente familiar não deveria se assemelhar a um hospício, asilo, reformatório, prisões, entre outros, pois lugares como esses não favoreciam em nada a cura de uma criança doente.

Em 1914, lutou pela obrigatoriedade escolar na Bélgica, buscando uma formação que preparasse a criança para a vida adulta como cidadão trabalhador, obtendo o resultado apenas em 1920.

Ele iniciou os primeiros trabalhos com suas experiências em crianças com deficiência visual, auditiva e outras. Obtendo bons resultados, como a alfabetização de um menino surdo, em parceria com outra professora. O método utilizado consistia em aprender uma frase a partir do que se encontrava no cotidiano da criança, começando por figuras e formas, depois distinguindo letras e palavras, associando o igual ao diferente e formando frases.

Decroly valorizava muito os jogos pedagógicos, quanto mais atrativos, mais motivadores, utilizando elementos corriqueiros do dia a dia, como alimentos, material de higiene, entre outros, associando-os à palavra escrita e seu significado.

Ele tinha como base da educação a ideia de que a criança aprende tudo a partir do que ela consegue enxergar como um todo.

Decroly procurou agregar um caráter de globalização ao processo de formação da criança, acreditando que um aprendizado promove outro e assim sucessivamente.

Para Decroly, o professor precisava se preparar ainda mais para ensinar qualquer coisa a partir do interesse da criança. Por exemplo, ele propunha que o professor saísse com seus alunos para uma aula ao ar livre sem ter um plano definido, permitindo que a criança demonstrasse seu interesse. Se a criança se interessasse por uma formiga, por exemplo, o professor desenvolveria a aula a partir desse interesse. Esse método pode parecer estranho e talvez muito fácil, mas na realidade exigia que o professor tivesse conhecimento sobre formigas para desenvolver uma aula significativa.

Decroly pensava dessa forma porque, para a criança, nada mais interessa do que ela mesma. Mesmo uma criança que ainda não sabe falar se expressa a partir do choro ou do riso, demonstrando suas necessidades e emoções. Portanto, Decroly viu uma vantagem em ensinar aproveitando a vontade própria da criança.

Ele criou os centros de interesse, formando grupos para cada idade, pois acreditava que a criança é um pequeno explorador e jamais devemos sufocar sua curiosidade.

Decroly resumia as necessidades principais do ser humano em quatro palavras: alimentação, abrigo, defesa e produção.

Seu método se assemelha ao método de Maria Montessori pela dedicação ao trabalho com crianças deficientes mentais, mas difere ao preferir o trabalho em grupos em vez do individual.

Outra diferença é que Maria Montessori valorizava a organização antecipada para recepcionar os alunos, enquanto Decroly preferia elaborar suas aulas com recursos extraídos do momento com a escola-oficina.

Embora Decroly tenha escrito mais de 400 livros, nunca publicou nenhum, pois nunca estava satisfeito e buscava sempre melhorar.

Ele faleceu em 10 de setembro de 1932, mas seus métodos continuam sendo utilizados na educação até os dias de hoje.

 

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