VYGOTSKY

VYGOTSKY: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA-CULTURAL DA EDUCAÇÃO

O livro faz parte de uma análise de estudos e pesquisas da autora Rego, sobre Vygotsky.

Vygotsky é considerado um dos mais importantes psicólogos do século. Suas obras são de grande contribuição para a educação. Vygotsky sempre demonstrou uma preocupação com a parte psicológica humana no processo de formação de aprendizagem e desenvolvimento.

Vygotsky, apresenta a partir de seus postulados, uma necessidade de provocar possibilidades diversificadas de ensino para as escolas em geral.

Para Vygotsky, a escola deveria ser um local que permite ao indivíduo reflexão, debates, críticas, contradizer e partilhar saberes, um ambiente para professor/aluno com liberdade de expressão.

Vygotsky, faz uma relação entre o pensamento e a fala, segundo o autor  a verbalização é o diferencial entre o homem e o animal. A verbalização promove o pensamento, com apenas uma palavra pode provocar uma ampla compreensão do mundo ao nosso redor.

Para Vygotsky, o choro e o riso de uma criança podem representar um refrigério de suas emoções. No entanto, o choro de uma criança que ainda não consegue pronunciar as palavras pode significar muitas outras coisas, como, dor de barriga, dor de ouvido, fome, fraldas sujas, sede, entre outros.

Quando a criança consegue pronunciar uma palavra casa por exemplo, compreendendo o seu significado, quanto conhecimento a partir dessa simples palavra a criança poderá adquirir.  O que é casa? Quem pode morar na casa? O que tem dentro de uma casa? O que as pessoas fazem dentro da casa?

Para o autor, a linguagem está relacionada a socialização da criança com o meio em que está inserida. 

Quando a criança aprende a palavra cachorro por exemplo, ela vai associar algumas coisas relacionadas a este animal, se ela tem a oportunidade de conhecer este animal fazer carinho, brincar com ele, ver o cachorro se alimentar, o sentimento afetivo estará aflorando em seu desenvolvimento de aprendizagem. Mas se a experiência com o cachorro não for boa, se o cachorro o assustou de alguma forma, o sentimento será diferente, talvez sinta medo, raiva ou um comportamento agressivo com o cachorro.

Vygotsky, valoriza muito a socialização do ser humano, uma interação que facilita o desenvolvimento intelecto da criança, o aprender e a troca de saberes entre si.

O autor evidencia ainda, a questão do raciocínio do pensamento da criança. Por exemplo, se a criança está sentada no sofá com um brinquedo na mão, ao deixar o brinquedo cair no chão atrás do sofá, a reação dessa criança ocorre rapidamente, ela vai tentar apanhar este brinquedo de alguma forma, se não alcançar com as mãos, fará outra tentativa, como, dar a volta ao redor do sofá para pegar o brinquedo. Esse ato será imprevisível, a criança não precisou que alguém lhe ensinasse, são ações que estão associadas ao pensamento de outras coisas que ela aprendeu. Um aprendizado leva a outros conhecimentos. A criança internaliza tudo o que aprende com o outro e recria dentro de si outras interações.

Espero ter deixado um gostinho de quero mais, este livro é muito bom...

É só clicar na imagem.


 

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