VYGOTSKY
VYGOTSKY: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA-CULTURAL DA EDUCAÇÃO
O livro faz parte de uma análise de estudos e
pesquisas da autora Rego, sobre Vygotsky.
Vygotsky é considerado um dos mais importantes
psicólogos do século. Suas obras são de grande contribuição para a educação.
Vygotsky sempre demonstrou uma preocupação com a parte psicológica humana no
processo de formação de aprendizagem e desenvolvimento.
Vygotsky, apresenta a partir de seus
postulados, uma necessidade de provocar possibilidades diversificadas de ensino
para as escolas em geral.
Para Vygotsky, a escola deveria ser um local
que permite ao indivíduo reflexão, debates, críticas, contradizer e partilhar
saberes, um ambiente para professor/aluno com liberdade de expressão.
Vygotsky, faz uma relação entre o pensamento e
a fala, segundo o autor a verbalização é o diferencial entre o homem e o animal. A verbalização
promove o pensamento, com apenas uma palavra pode provocar uma ampla compreensão do mundo
ao nosso redor.
Para Vygotsky, o choro e o riso de uma criança
podem representar um refrigério de suas emoções. No entanto, o choro de uma
criança que ainda não consegue pronunciar as palavras pode significar muitas outras
coisas, como, dor de barriga, dor de ouvido, fome, fraldas sujas, sede, entre
outros.
Quando a criança consegue pronunciar uma
palavra casa por exemplo, compreendendo o seu significado, quanto conhecimento a
partir dessa simples palavra a criança poderá adquirir. O que é casa? Quem pode
morar na casa? O que tem dentro de uma casa? O que as pessoas fazem dentro da
casa?
Para o autor, a linguagem está relacionada a socialização
da criança com o meio em que está inserida.
Quando a criança aprende a palavra cachorro por exemplo, ela vai associar algumas coisas relacionadas a este animal, se ela tem a oportunidade de conhecer este animal fazer carinho, brincar com ele, ver o cachorro se alimentar, o sentimento
afetivo estará aflorando em seu desenvolvimento de aprendizagem. Mas se a experiência
com o cachorro não for boa, se o cachorro o assustou de alguma forma, o
sentimento será diferente, talvez sinta medo, raiva ou um comportamento agressivo com
o cachorro.
Vygotsky, valoriza muito a socialização do ser
humano, uma interação que facilita o desenvolvimento intelecto da criança, o
aprender e a troca de saberes entre si.
O autor evidencia ainda, a questão do raciocínio
do pensamento da criança. Por exemplo, se a criança está sentada no sofá com um
brinquedo na mão, ao deixar o brinquedo cair no chão atrás do sofá, a reação dessa
criança ocorre rapidamente, ela vai tentar apanhar este brinquedo de alguma
forma, se não alcançar com as mãos, fará outra tentativa, como, dar a volta ao
redor do sofá para pegar o brinquedo. Esse ato será imprevisível, a criança não precisou que alguém lhe ensinasse, são ações que estão associadas ao pensamento de outras coisas
que ela aprendeu. Um aprendizado leva a outros conhecimentos. A criança
internaliza tudo o que aprende com o outro e recria dentro de si outras
interações.
Espero ter deixado um gostinho de quero mais, este livro é muito bom...
É só clicar na imagem.
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